fbpx
 

Blog

Blog com notícias e dicas para um negócio digital de Sucesso

Site: Por que deve ter um site

Você conhece algum negócio de sucesso que não tenha um site? Pois é! Ter um site não é somente mais um canal de comunicação, ele é realmente fundamental para alavancar qualquer negócio. Entenda as principais objeções e motivos para ter um site em seu negócio.

 

Meu negócio é local. Por que ter um site se não vendo pela internet?

Nem todas as páginas da internet tem a finalidade de venda. Mesmo com um negócio local a internet também é uma forma de divulgação para atrair novos clientes. Muitas pessoas procuram por negócios locais através dos mecanismos de buscas como: “advogado trabalhista em Florianópolis”; “arquiteto em Curitiba”; “restaurante em Santos”; e por aí vai.

A pessoa que faz esta busca pela internet pode ser um potencial cliente que vai lhe encontrar através do seu site, mesmo sendo um negócio local.

 

Minha empresa é pequena, por que preciso de um site?

Marketing digital é muito mais barato que o marketing tradicional, uma estratégia de inbound marketing por exemplo funciona muito bem para empresas pequenas, inclusive startups. Tudo pode começar com um blog que fornece conteúdos relevantes ao potencial cliente, solucionando seus problemas e convertendo esse leitor a cliente.

 

Eu já tenho uma página no Facebook, não preciso de um site!

Uma página na rede social como no Facebook  é de igual importância a um site. Com a rede social é possível se comunicar com seus clientes, mas para onde direcionar as pessoas depois? Um site é fundamental para que esse público tenha informações sobre o seu negócio, como contratar seus serviços, ou adquirir seus produtos e solucionar outras perguntas e respostas dos seus potenciais clientes.

 

Outros motivos para se ter um site

Mesmo com um negócio pequeno, ou local e que você já tenha uma página no Facebook, ainda há a necessidade de um site. Conheça opções de site com a ACM Tecnologia. Veja outras razões para  ter um site como estratégia para o seu negócio.

 

Para ser encontrada na internet

As pessoas procuram nos motores de busca como o Google sobre qualquer assunto e vão procurar soluções que a sua empresa oferece, sendo assim, o seu negócio pode ser encontrado através de conteúdo, que você oferece ou para contratar os seus serviços ou comprar seus produtos.

Seu potencial cliente fará uma busca de mercado antes de escolher entre você e o seus concorrentes, essa pesquisa será feita através da internet, nesse caso ter um site é fundamental para que ele tome a decisão.

Por mais que você ofereça os melhores serviços ou o melhor produto, seus clientes o encontraram através de uma simples busca no Google.  Um site pode receber inúmeras visita o que não significa que você não possa ter uma loja física e atender seus demais clientes.

 

Para ganhar autoridade e credibilidade no mercado

Além de uma página no Facebook, o site pode solucionar perguntas que a rede social não pode explicar quando este potencial cliente encontrar você e seus concorrentes,  com o site você poderá ter mais argumentos para que ele decida entre seu negócio e não por outro.

O site demonstra mais profissionalismo, seriedade e compromisso. Você pode incluir casos de sucesso e depoimentos de seus clientes para trazer ainda mais credibilidade, além de incluir uma página de perguntas e respostas que definiram a escolha do potencial cliente.

 

Para expandir o negócio e possibilidades

Conseguindo mais visitas para seu site, aumenta também as possibilidades de fechar negócio com novos clientes, usando estratégias de marketing digital, você expande suas possibilidades.

 

Para se relacionar com seus clientes e potenciais

Existem várias maneiras de se relacionar com o seu cliente usando seu site, como respondendo a comentários de postagens, criando um canal de relacionamento, montando uma página de perguntas e respostas (como já foi falado), ter um chat para atender online, ou disponibilizando conteúdos e treinamentos.

 

Para vender mais

Sendo encontrado por um potencial cliente, solucionando as suas dúvidas e se relacionando com ele, aumentam a possibilidade da venda. Você pode direcioná-lo para que ele entre em contato com seus vendedores, através de formulários e informações de contato ou direcioná-los diretamente para uma loja virtual, e-commerce em que ele fará a compra. Além de alcançar clientes de outras localidades.

Você já entendeu o quanto que um site é importante para seu negócio, e que quanto antes você tiver um site, mais cedo poderá desfrutar de seus benefícios, ser encontrado pelos potenciais clientes, passando mais credibilidade e profissionalismo, se relacionando com ele e aumentando sua base de clientes e suas vendas.

Saiba que você não precisa entender tudo sobre o assunto pode contratar um site pronto com a ACM Tecnologia.

Por que o registro de domínio é o passo mais importante para sua presença online?

Ao decidir ter um site, a primeira coisa que se deve pensar é em um domínio, o nome que será dado a este site. Conseguir este endereço não é algo complicado, tão pouco caro. Entenda como ele funciona, o que é? E qual é a sua importância?

Saiba qual é a diferença entre domínio e hospedagem e qual a necessidade de ter um domínio próprio e não usar um subdomínio oferecido por sites de hospedagem gratuita. Confira também algumas dicas para escolher o melhor domínio para o seu negócio.

 

O que é um domínio?

O domínio é o nome do seu site, a sua marca seguida de uma extensão, necessário para que o seu negócio ou blog seja encontrado na rede mundial de computadores. Se não fosse o domínio, seria necessário decorar uma série de números para inserir na barra de endereços do seu navegador para ter acesso às informações do seu site. Imagine o quanto seria complicado para que seus clientes o encontrasse na web ou leitores.

O domínio é muito importante, o registro dele é tão importante quanto o registro da sua marca, porém bem mais barato e simples de fazer.

Funciona como um endereço para que seu site possa ser encontrado na internet, é composto por seu nome mais a extensão, como por exemplo: “com.br”; outros exemplos de extensão não faltam  “.br”; “.net”; ou “.online”; entre outros.

 

Domínio e hospedagem: qual a diferença?

Para quem está começando, existem alguns nomes que podem causar confusão, como por exemplo a hospedagem, que nada tem a ver com o domínio. O domínio é o endereço do seu site, já a hospedagem é onde ficam os arquivos do seu blog ou site, um servidor que armazena fotos, conteúdos, mídias de áudio e vídeo e o que mais compor o seu site.

Por isso é necessário ter os dois, o domínio e a hospedagem. Só lembrando que algumas empresas que oferecem a criação de sites, como a ACM Tecnologia, já incluem a hospedagem neste serviço. E se você ainda não tem domínio, também oferece o registro dele.

 

Motivos para você registrar um domínio próprio

Apesar  do domínio ser importante e custar pouco, você pode ter um site sem ter um domínio próprio, apenas tendo um subdomínio oferecido pelas hospedagens gratuitas.

Um subdomínio além de possuir a extensão tradicional, como “.com.br”, possui também o nome do site que oferece a hospedagem junto a extensão, como por exemplo “meusite.wordpress.com.br.”

Veja quais as vantagens de ter um domínio próprio e não utilizar o subdomínio oferecidos pelos serviços de hospedagem gratuita.

Credibilidade

Com o domínio próprio você demonstra mais profissionalismo, mais seriedade no seu negócio online, assim o seu cliente sabe que você está investindo em uma melhor experiência dele com o seu site.

Divulgação e Memorização

Quando você for divulgar o seu endereço na internet, ao usar um domínio próprio terá um endereço mais curto e simples de ser gravado na memória. Além de ter a possibilidade de escolher uma extensão que mais tenha a ver com seu negócio.

Alcance nas redes de pesquisa

Os motores de busca como o Google dão preferência para mostrar primeiro os sites com domínio próprio, ou seja um site com domínio próprio terá mais chances de ser encontrado nas primeiras páginas das buscas na internet.

E-mail próprio

E-mails como do Gmail, Yahoo, Hotmail, Outlook são úteis para uso pessoal, já para os negócios  o uso destes serviços soa pouco profissional. Um e-mail com o nome do seu site, seu domínio, fica bem mais profissional como por exemplo: contato@meunegócio.com.br.

Proteção da marca

Assim como a sua marca, o registro do seu domínio evita que outra pessoa use o seu nome na internet, sendo assim para proteger a identidade do seu negócio,  faça o registro do seu endereço.

Customização do site

Quando você utiliza site de hospedagem gratuita, em que você não utiliza o seu domínio próprio, mas usa um subdomínio, o seu site não pode ser customizado de acordo com as suas necessidades, as melhorias e mudanças ficam limitadas as oferecidas pelo site hospedado.

Ausência de anúncios indesejados

Da mesma forma que você não pode customizar seu site da maneira que você quiser, também não poderá controlar ou impedir que anúncios sejam expostos lá,  inclusive podem aparecer anúncios do concorrente ao seu negócio.

Independência

Tendo seu próprio domínio, você pode levar seu site e todo o seu conteúdo para qualquer lugar, mudar de hospedagem a qualquer tempo, trocar o layout , o tema e alterar qualquer outra necessidade a sua escolha.

Baixo custo

O custo do registro é um valor que pode variar entre R$ 40 e R$ 100 por ano, dependendo da extensão escolhida.

 

Como escolher o melhor domínio para o seu negócio?

Depois que você entendeu como o domínio é importante, é hora de escolher o seu, veja algumas dicas para escolher o ideal para seu negócio.

  • O nome escolhido precisa ter personalidade e não se tratar de um por nome genérico;
  • O nome escolhido deve ser fácil de pronunciar e escrever, para que ele seja fácil de ser procurado no Google ou nas redes sociais;
  • Evite números na composição do seu domínio;
  • Crie um domínio curto, e fácil de ser lembrado;
  • Evite misturar palavras, trocadilhos que causem confusão;
  • Você já tem uma marca, use-a!

Sabendo que o custo de um domínio não é caro, que ele é muito importante para o seu negócio,  sendo o registro da sua marca na internet, e que com este registro você pode fazer qualquer alteração no seu site, basta escolher um bom domínio e expandir seus negócios online.

O domínio escolhido com inteligência é o primeiro grande passo para um site ou blog de sucesso,  não perca tempo e registre o seu a partir de R$49,90 por mês com a ACM Tecnologia e ganhe um ano de registro gratis, criando seu site com ACM Tecnologia.